Uncategorized

Não pague multas por infração leve ou média!

Imagem

 

Muitos não sabem, mas quando o(a) condutor(a) de um veículo é autuado por infração leve ou média, a autoridade pode substituir a multa por uma advertência! Para isso, é necessário que o infrator não seja reincidadente na mesma infração nos últimos 12 (doze) meses e que a autoridade, analisando o prontuário do condutor, entenda que a advertência é mais educativa do que a aplicação da multa.

É o que diz o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

§ 1º A aplicação da advertência por escrito não elide o acréscimo do valor da multa prevista no § 3º do art. 258, imposta por infração posteriormente cometida.

§ 2º O disposto neste artigo aplica-se igualmente aos pedestres, podendo a multa ser transformada na participação do infrator em cursos de segurança viária, a critério da autoridade de trânsito.

O procedimento é muito simples. Basta comparecer ao DETRAN ou CIRETRAN mais próximo e solicitar o formulário para converter a infração em advertência, preencher as informações necessárias e anexar cópia da CNH e a notificação da multa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s